segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

S. Silvestre de Santo Tirso: A abrir (n)o novo ano!

O Centro de Atletismo de Santo Tirso e a Câmara Municipal organizaram mais uma vez e como é hábito nos primeiros dias do ano, a 11ª S. Silvestre. Já tinha estado presente na antepenúltima e penúltima edições, pelo que tinha uma ideia acerca do grau de dificuldade e ambiente da corrida. Este ano a organização ofereceu um novo percurso aos atletas, mas como é óbvio e atendendo à localização geográfica da cidade, era impossível evitar o sobe e desce constante, assim como o muito piso em paralelo ao longo dos 10 kms de distância da prova. A partida e a chegada eram junto aos Paços do Concelho, que também tinha por ali uma passagem mais ou menos a meio da corrida e neste local sentia-se o entusiasmo por parte do numeroso público presente.

A corrida principal estava marcada para as 18h30m, mas como e muito bem, nas horas anteriores, os mais novos competiram em vários escalões e distâncias, fazendo aquela algazarra característica de quando se juntam às dezenas dando mais brilho à festa. Paralelamente, havia ainda um 'Bike Tour' para os mais radicais e uma caminhada para todas as idades denominada 'Passeio de Gerações'. Com um programa tão extenso, naturalmente houve um pequeno atraso no horário previsto, mas foi útil para aprimorar o aquecimento e para conhecer pessoalmente um companheiro da blogosfera, o Miguel Paiva, com quem troquei algumas palavras acerca da paixão que temos em comum pela corrida. Através dele, ainda me foram apresentados outros dois bloggers, o Mark Velhote e o João Meixedo.

Rapidamente, chegou a hora da partida e como estava muita gente, coloquei-me logo junto aos que partem na frente, para evitar confusões e perda de alguns segundos na ultrapassagem dos que arrancam devagar, mas que teimam em ir para a primeira linha.

Soou o tiro da largada e o pelotão partiu a grande velocidade, aproveitando os primeiros metros da descida acentuada, levado pela avalancha de atletas, dobrei o 1º km com 3m20s! Os kms seguintes foram num autêntico carrossel, subia, descia, voltava a subir, para logo a seguir descer e na alternância entre o piso de alcatrão e o empedrado, pendia sempre para o lado do empedrado e nem a utilização dos passeios trazia grandes benefícios às pernas dos atletas! Tentei manter um ritmo forte, o resultado da média por km variou apenas consoante a inclinação do percurso, pelo que fiquei bastante satisfeito com a minha prestação. Nos primeiros 5 kms contabilizei o tempo de 18m14s e nos segundos 18m22s, cujo tempo final ao cortar a meta totalizou 36m36s, a uma média gobal de 3m39,6s/km.

Em termos classificativos, na geral fui 74º entre os 557 que terminaram a prova e relativamente ao escalão de 45-50 anos, obtive o 8º lugar entre 76 concorrentes. Pareceu-me uma excelente forma de abrir o 2009!

Agora, vou preparar os 15 kms do Campeonato Nacional de Estrada, que este ano se realiza em Mirandela, no próximo dia 18 de Janeiro. Como para estar bem preparado só treinando, é o que vou fazer com dedicação e muito prazer, pois correr já faz parte da minha vida!

10 comentários:

luis mota disse...

Olá José capela!
Um excelente desempenho a abrir o ano. Parabéns!
Uma boa prova em Mirandela.
Grande abraço,
Luís Mota

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo Capela, cada vez que venho aqui vc me surpreende, com seus belos relatos e boas corridas, meus parabéns amigo por mais uma bela corrida conquistada para seu curriculo esportivo, como disse o nosso amigo Luis Mota acima que belo desempenho para abrir o ano é isso ae amigo, muito sucesso na sua carreira desportiva.
Bons treinos e boa semana.

Um abraço.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

joaquim adelino disse...

Amigo José
A rapaziada aí dos blogs que esteve presente nessa prova saíram de lá quase todos com as melhores marcas nessa distância, para o Ano talvez também lá vá, é que ando há 18 anos a tentar bater a minha melhor marca e ainda não encontrei o sítio nem a altura ideal de forma para o fazer!!!
Parabéns pelo excelente tempo obtido, está aí um competidor de peso e de respeito para o treino com os bloguistas no nosso próximo encontro,rs.
Vai ser um Ano muito bom para si.
E não se esqueça, o pessoal blogueiro já vai falando em datas para o próximo encontro, vá reservando aí algumas datas e vá dando aí também algumas sugestões, é que da próxima vez queremos lá todos.
Um abraço e boa sorte, quer nos treinos, quer na prova de 15kms, no dia 16/01.

MPaiva disse...

Caro José Capela,
Foi um prazer ter trocado algumas palavras contigo (acho que aqui devemos tratar-nos todos por tu!!!), depois de ser um leitor atento deste excelente blog.
O resultado conseguido foi excelente, dando boas perspectivas para o ano que está agora a começar.
Espero que nos encontrenmos novamente em Mirandela para mais uma bela jornada de corridas!

abraço
MPaiva

Mark V disse...

Olá José,

Muito gosto em conhecer-te pessoalmente!
Quanto à prova já tinha visto um tópico teu no Mundo de Corrida que colocava esta prova entre Paranhos e a S Silvestre Porto e realmente confirmou-se.
À excepção do paralelo gostei bastante da prova e ficou já no top das minhas favoritas! :)

Abraço e Bom 2009!

Unknown disse...

Parabéns Capela por mais uma prova e pelo tempo realizado. Que bala maneira entrar o ano de 2009 com esse registo.. abraços

Anónimo disse...

Caro Capela
excelente "entrada" em 2009, boa continuação.
Abraço,
António Almeida

João Paulo Meixedo disse...

Um foguete!
Apesar de breve, gostei que nos tenhamos conhecido. Talvez na Meia de Viana tenhamos mais tempo para trocar mais de duas palavras.
Abraço.

Anónimo disse...

Também estive presentes na S. Silvestre de Santo Tirso e gostei bastante do novo percurso, apesar da sua dureza...

Acho fantástico esta nova forma de divulgação do Atletismo... que tanto precisa de espaço mediático para evoluir.

Grande Abraço
Paulo Freitas (membro de osFlechinhas e do Clube Desportivo das Aves)

Paulo Freitas

joaquim adelino disse...

Amigo Capela
Tenho por hábito durante o treino ir vesitando a caverna da memória que transportamos em cima dos ombros e é sempre agradável chegar ao fim da visita e verificar que não ficou nenhum amigo por visitar, no entanto parei à porta do amigo Capela e lembrei-me que quando chegasse a casa tinha de o visitar novamente e assim fiz. Abri o seu blog e verifiquei com satisfação que a exemplo de todos os outros nossos amigos tudo continua bem, pelo menos nada se diz em contrário.
Até vi que no dia 18 deste mês vai estar numa corrida em Mirandela.
Meu amigo, eu não conheço Mirandela e se lá for mande notícias.
Um abraço.