segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

S. Silvestre do Porto: A última corrida do ano.

No final de cada ano em muitas cidades do país, habitualmente à noite, realizam-se as tradicionais corridas de S. Silvestre. A cidade do Porto, que é palco de tantas e tão boas provas de atletismo, não poderia deixar passar esta data em branco. Assim, mais uma vez , a Runporto organizou a 15ª. Corrida S. Silvestre Cidade do Porto que, no fim da tarde deste domingo juntou uma multidão na Avenida dos Aliados. Para a prova principal de 10 km estavam anunciados 2.000 participantes e para a mini-caminhada 4.000. Como não chovia e o frio até não era tanto como em dias anteriores, também muitos espectadores foram para as ruas da baixa portuense aplaudir os atletas, fazendo uma bonita festa!

Nesta edição, devido à ausência de atletas africanos, a organização apostou no mercado espanhol e foram cerca de 200 os nuestros hermanos que correram na Invicta e travaram com os atletas lusitanos um interssante duelo, uma vez que estava em disputa o Troféu Ibérico. A taça ficou em casa, pois os vencedores foram Rui Silva (Sporting) com o tempo de 29m33s e Sara Moreira (Maratona) com 33m53s, deixando a armada espanhola a alguns lugares de distância.
.
A minha prestação correu dentro do previsto, reconhecendo desde logo que não é uma corrida adaptada às minhas características e ao treino que tenho desenvolvido. O percurso é composto por duas voltas, com subidas e descidas muito acentuadas e num piso em que o empedrado predomina, pelo que apontei um tempo final a rondar os 37 minutos. Estava bem colocado na partida e não tive muitos problemas na largada, que é feita a descer e como é hábito a grande velocidade. Só que este ímpeto inicial é imediatamente travado pela íngreme subida de cerca de 2,3 km até ao Marquês, para depois descer, primeiro ligeiramente e a seguir com mais inclinação até completar a primeira volta. Depois vem a segunda e também aumentam as dificuldades, quem abusou no ritmo de ínicio paga a ousadia na interminável subida desde a Rua Sá da Bandeira, até dobrar novamente o Marquês. Foi nesta segunda subida que me encontrei com um companheiro aqui da blogosfera, o Luís Mota, e ainda trocamos palavras, num breve cumprimento. No último km um equívoco, só possível por ser a primeira vez que faço este percurso, fez com que eu gastasse a força num sprint que se revelou precipitado, pois ainda faltavam 400 metros para o final, era ainda necessário contornar o meio da Avenida dos Aliados e uma ligeira subida até à meta! Apesar deste percalço, cortei a linha de chegada com o tempo de 37m16s, fui 54º classificado entre os 1.680 que terminaram a prova e 6º em Veteranos (45-50 anos).

Foi a minha 19ª e última corrida do ano. Sem falsas modéstias, em todas as competições que participei estive em bom nível. Melhorei as minhas marcas pessoais em todas as distâncias, pelo que com toda a propriedade posso considerar o ano de 2008, MARAVILHOSO!
.
Desejo e espero, tanto para mim, como para todos, que 2009 possa ainda ser melhor!

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Capela
parabéns por um excelente ano de 2008, que 2009 não fique atrás, assim hajam pernas.
Tive pena de não nos termos conhecido pessoalmente durante este ano dourado para si mas decerto que em 2009 surgirá a ocasião para tal.
Abraço,
António Almeida

MPaiva disse...

Caro Capela,
Parabéns pelos brilhantes resultados deste ano e que 2009 possa ser, pelo menos, tão positivo como foi 2008.

abraço
MPaiva

Mark V disse...

Olá José,

É de facto um percurso complicado por causa das subidas, mas a sua prestação foi, mais uma vez muito boa e dou-lhe os meus parabéns!

Se for possível vemo-nos em Sto Tirso.

Boas entradas em 2009!

MV

joaquim adelino disse...

Olá amigo Capela.
o melhor cumprimento é quando chegamos ao fim da prova e temos a noção do valor positivo do nosso desempenho. Está em grande forma e o resultado fala por si, e diz que não é um terreno adaptado ás suas caraterísticas, bem não sei o que diga!
Parabéns, bem os merece, agora a pensar em 2009 faço vótos para que tudo corra bem, nas corridas e na vida pessoal.
Um abraço.

José Alberto disse...

Amigo Capela,
parabéns pelo excelente tempo. Mais uma vez, e à semelhança do que tem feito em provas anteriores, que tenho acompanhado, vê-se que é campeão.

Vi-o no local de partida e ia cumprimentá-lo, mas quando dei por ela já não fui a tempo. É caso para dizer que até no aquecimento é rápido.

Desejos de um bom ano de 2009.

Com amizade
José Alberto

Unknown disse...

Vim apenas desejar um Bom ano de 2009

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo José Capela, boa noite querido amigo, muito obrigado pela msg. Fico feliz por ti que em 2008 vc conseguiu realizar os seus sonhos e quebrar os seus recordes, parabéns também pela S.Silvestre do Porto fizeste um belo tempo, amigo vc e o Luis são uns verdadeiros fominhas hein estão correndo todas. Bom falando sobre a São Silvestre realmente são várias lugares que ela é feita aqui no Brasil se corre amanhã dia 31 Dez 15Kms na cidade de São Paulo a partir das 17 horas se puder assistir ai assista amigo e quem sabe um dia vc vem correr a São Silvestre aqui no Brasil, quem sabe vc não reviva um dia correndo as ruas de São Paulo por onde os Campões dai de Portugal correram que nem o Carlos Lopes e a Rosa Mota, eu só lhe digo uma coisa vc irar adorar meu amigo.
Desejo a vc e sua familia boas entradas, feliz 2009 abençoado com muita paz e saúde e que em 2009 vc corra muitos Kms.

Um forte abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

luis mota disse...

Parabéns Capela pelo excelente ano desportivo.
Que 2009 lhe traga todo o sucesso,
Luís Mota

Anónimo disse...

Votos de um bom ano 2009, com algum dinheirinho para os gastos e, com saúde para continuarmos nas nossas corridinhas.

Anónimo disse...

Grande Capela mais uma vez aquele abraço e parabens es uma fera e um grande amigo tudo de bom para ti e para os teus...

Manuel Mendes

Anónimo disse...

Olá Zé,

Sem dúvida que 2008 foi o teu ano,
em todas as distâncias melhoraste o teu tempo. S U P E R !!!!!!
Que 2009 seja apenas uma continuação!
Haja saúde, paz, amor e algum dinheirinho no banco.
Beijinhos,
Manuela

Unknown disse...

Ola Capela

Desejo que o ano de 2009 seja tão bom como o ano que passa. És um verdadeiro Corredor. abraços