segunda-feira, 5 de maio de 2008

"Os Ceramistas" fazem-se à corrida!


As Festas das Cruzes dão o tiro de partida para as numerosas romarias que se vão realizar no Minho até ao final do Verão. Em qualquer terra vai ecoar nos altifalantes a música folclórica, nos adros das igrejas o colorido das ornamentações abrilhantam as paróquias, mas é sobretudo através da alegria do povo minhoto que descobrimos o verdadeiro clima de festa.



Galegos São Martinho, é uma freguesia vizinha da cidade de Barcelos, que como já é tradição associa-se à festa promovendo o atletismo. Na manhã nublada deste domingo, foi bonito ver cerca de 300 pessoas, desde os mais petizes até aos mais idosos, porem o corpo em movimento, aproveitando também para oxigenar os pulmões com o ar puro dos verdes campos. Para a pequenada houve corridas de 500 e 2.000 metros, consoante o escalão etário de cada um, depois para os mais crescidos disputou-se a prova principal na distância de 8 km e em simultâneo ainda se realizou uma caminhada para todas as idades.



Aqueles que acompanham as minhas crónicas sabem que tenho um carinho especial por esta corrida. A forma simples como é organizada pelo modesto clube "Os Ceramistas", mas sem o empenho, a simpatia e a generosidade do António Zeferino, cujo trabalho mais uma vez enalteço, não era possível nesta pequena terra de artesãos e oleiros pôr em pé tão bela jornada desportiva.

Quanto mais curtas são as provas, tanto mais é importante o aquecimento. Assim, durante 20 minutos andei às voltas no pelado do campo de futebol, a preparar os músculos para enfrentarem o sinuoso percurso e a variedade do piso. No ano passado tinha registado um tempo de 28m50s, o objectivo agora era fazer dentro dessa marca. O tiro da partida soou e...pernas para que te quero, despacho subidas, avio descidas, não interessa se corro no paralelo, no alcatrão ou na terra, o importante é imprimir um ritmo forte e seguir sem fraquejar até à meta. Não desiludi, obtive o tempo de 28m02s! No final recebi o 'saco da praxe' que continha uma t-shirt, uma miniatura do Galo de Barcelos e tal como em 2007 ainda arrecadei 10 euros, pelo 10º. lugar, em Veteranos 45-50 anos. Nada mau!

No próximo domingo estarei em Cortegaça para correr a minha 40ª. meia maratona. Vou em busca do record pessoal ou pelo menos de ficar lá próximo. As pernas terão a palavra!

2 comentários:

António Almeida disse...

Excelente José Capela.
Uma boa "meia" domingo que vem.
Continuação de bons treinos.

Ricardo Hoffmann disse...

Legal seu relato José. E boa sorte na 1/2!! 40 provas de 21k é uma marca invejável. Parabéns!