segunda-feira, 21 de abril de 2008

Abril...águas (e treinos) mil!

O calendário faz tempo que anunciou a chegada da primavera, mas o clima teima em desmentir. Os dias estão mais longos, a hora de verão já está em vigor, só que a chuva continua a cair, umas vezes leve, outras com intensidade e por vezes até acompanhada de granizo!

Atleta que se preze, não se desculpa com o mau tempo, para não correr! Claro que faço parte do grupo dos que, mesmo chovendo torrencialmente, calça as sapatilhas e se lança à estrada! Confesso até que sinto um enorme prazer em correr à chuva!

Neste mês de Abril estou em 'pousio' relativamente a provas. Não querendo dizer com isto que esteja a descansar. Antes pelo contrário, estou a treinar afincadamente com o intuito de estar em boa forma na 'maratona de corridas' que irei participar nos próximos meses. Recentemente, o professor Moniz Pereira, ' Senhor Atletismo' como tão merecidamente lhe chamam, disse acerca do treino - "Existem muitos métodos, mas todos tem de ter duas coisas essenciais: trabalho e alegria." Não sei se o trabalho que faço é o melhor, quanto à alegria dispensada no treino, essa está sempre garantida. Como curiosidade, deixo aqui genericamente o plano que tenho seguido, no qual resultam em termos médios 80 kms percorridos por semana, repartidos da seguinte forma:

- Segunda-feira: 60' de corrida contínua, ritmo lento de recuperação;

- Terça-feira: 60' de corrida contínua, ritmo de média intensidade;

- Quarta-feira: Aquecimento de 25', depois séries cuja distância varia semanalmente(8x800m - 2'50", 8x1000m - 3'40", 4x2000m - 7'35" e 8x500m - 1'45") , com intervalos de recuperação a trote de 1' e 1'30";

- Quinta-feira: 60' de corrida contínua, a ritmo lento de recuperação;

- Sexta-feira: 45' de corrida contínua, a ritmo lento de recuperação. (Quinzenalmente, descanso);

- Sábado: 50' de corrida contínua a ritmo progressivo, terminando o último km em ritmo de competição.

- Domingo: Treino longo de 15 km ou 20 km, ritmo vivo, últimos kms muito próximo do ritmo competitivo.


No mês de Maio, no dia 4 vou a Barcelos correr os 8 km do Grande Prémio Festas das Cruzes, para tomar o 'pulso à forma'. Depois a 11, desloco-me à Cortegaça para correr a 40ª. meia-maratona da minha carreira e no domingo seguinte, a 18, estarei junto ao mar na Corrida da Marginal Póvoa de Varzim - Vila do Conde (10 km).

Em Junho o panorama não é muito diferente, a 8 a Meia-Maratona de Matosinhos, a 15 'corro em casa' os 10 km da Corrida das Caldas das Taipas e a 22 rumarei ao Porto para os 15 km da Corrida das Festas da Cidade. Terminando este ciclo de corridas na Póvoa de Varzim a 6 de Julho com os 10 km do Grande Prémio de S. Pedro.

Nestas 7 corridas o objectivo é melhorar as minhas marcas pessoais, tanto na distância da meia-maratona como nos 10 km. Os records existem para serem batidos, obviamente que não é fácil, mas é preciso tentar. Aliás, como eu não me canso de dizer e repetir - Pior que não cumprir os objectivos, é não os ter!

Haja pernas!!!

3 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

José, aqui pelo Brasil a chuva tem aparecido tb, e temos feito treinos em chuva, com lama :)

Sua planilha de treinos é forte, bem como seu calendário de provas para os próximo mêses. Boas provas!!

Unknown disse...

Jose

Se eu fizer o teu planos de treinos, estou 6 meses sem sair da cama. Tenho pena estar a 300 kms distancia, pois tem ai muitas proas que eu gostava de fazer. Bons treinos e provas.

Anónimo disse...

De vez em quando venho aqui. Tenho até que dar muitas "voltas" até localizar este endereço. Pensei colocar um link no meu para ser mais fácil para mim, importa-se?

Faço minhas as palavras do Carlos Lopes: se eu fizesse esse treino estava (e aqui é que é diferente) não sei meses, mas doze meses sem sair da cama! (isto é em tom de brincadeira, claro)

Concordo com o José Capela, só se consegue algo com trabalho e alegria. Como me faltam os dois ingredientes, fico por estas "incursões" pela net, em jeito de treino. De um treino que não faço, mas que gostaria de fazer. Delicio-me com o relato das provas e vou sonhando acordada.
Bem, hoje, vou tentar ir buscar não sei onde, um pouco de força anímica e vou correr um pouco na pista.

Continuação de bons treinos e de provas excelentes. Sempre com alegria.

Paula Pinto
http://alemvirtual.blogs.sapo.pt