segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Viana do Castelo: Uma bela corrida.


Viana do Castelo é a cidade do litoral mais a norte de Portugal. A localização, situada entre o mar e a foz do rio Lima e encostada ao monte de Santa Luzia, confere-lhe uma magnífica paisagem que faz arregalar os olhos de tanto encanto. Com um centro histórico bem cuidado, por entre ruas e vielas, encontramos monumentos e casas nobres de diversos períodos e estilos. Mas, também possui modernos equipamentos culturais e um excelente aproveitamento das margens ribeirinhas, que oferecem óptimas condições para a prática desportiva. Denominada capital do folclore do Minho, por ser palco das mais animadas romarias de Portugal, caracterizadas pela alegria e as cores garridas das mulheres a ostentarem com vaidade, o tradicional e reluzente ouro de Viana. Por estes dias comemorou o 160º aniversário de elevação a cidade, bem como os 750 anos do Foral Afonsino e as suas gentes muito se devem orgulhar por tamanha beleza ser reconhecida por quantos a visitam.
.
O atletismo tem lugar especial em Viana. É de elementar justiça, pois Manuela Machado é filha da terra. Esta brilhante atleta, que outrora levou o nome de Portugal aos lugures cimeiros do atletismo mundial, continua agora, com a mesma simplicidade e simpatia, empenhada em desenvolver e fomentar a prática da corrida. A meia-maratona de Viana que nasceu com a 'marca' da Manuela, rapidamente granjeou a adesão dos atletas do pelotão, cativando ainda inúmeros atletas da vizinha Galiza, tornando-a desde logo uma corrida de referência nesta região do atlântico norte. Como reconhecimento do trabalho feito em prol da modalidade, a Federação Portuguesa de Atletismo, resolveu e bem, realizar o Campeonato Nacional de Estrada em Viana do Castelo, prestando da melhor forma homenagem a Manuela Machado. Assim, este ano a distância da corrida foi de 15 km, regressando para o ano a tradicional meia-maratona.

Depois de dias seguidos de chuva, este fim-de-semana o tempo melhorou, o domingo amanheceu com céu azul e o sol a brilhar, dando ainda mais encanto a Viana. Estavam reunidas todas as condições para que ocorresse uma bela jornada, com a 'nata' do atletismo nacional a marcar presença para disputar os tão ambicionados títulos de campeões. Para dar um colorido maior à festa, foram também muitos os atletas do pelotão que aderiram ao evento, que segundo dados da organização atingiu os 2.500 participantes, 1.500 para correr os 15 km e os restantes a participar na mini-corrida e caminhada de 4 km, que contou com a participação do primeiro-ministro José Sócrates, que à tarde ia proceder à inauguração da Biblioteca Municipal.

Conforme escrevi no post anterior, iria tentar correr com o objectivo de fazer um tempo próximo do meu melhor. Sentia-me bem, o percurso era quase plano e nem o ligeiro vento que se fazia sentir me desmoralizou. Parti forte, o nível dos atletas era muito bom, o que fazia com que a corrida se desenrolasse rápida. Passei aos 5 km com 18m06s, depois procurei estabiliar num andamento de cerca de 3m40s/km e assim foi, pois dobrei os 10 km com 36m30s e continuei com bastante energia e sem quebrar, forçando ainda um pouco no último quilómetro, cruzando a meta com o tempo de 55m04s! Foi de tal maneira bom, que passou a constituir a minha melhor marca na distância, record que datava de 2006.

As corridas são mesmo assim, por vezes ficamos felizes, outras nem por isso. Este magnífico tempo é um excelente incentivo para os treinos que faltam para a maratona de Sevilha já no dia 24 do próximo mês.

Viana para mim é uma cidade talismã onde fiz uma bela corrida.

7 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Parabéns Zé! Pelo novo record na distância, pela participação e ainda pelo tipo de "reportagem" que fizeste e nos trouxeste a todos.

Já reparaste que um simples blog e um "simples" post sobre uma prova leva Viana a todos os cantos do mundo?

É esta a simples importância dos blogs...

Um beijinho e continuação!

Ana

Unknown disse...

parabéns pelo record, isso é que é forma. força para Sevilha.

Boas corridas e um abraço.

António Bento disse...

Parabéns José Capela, grande corrida.
Força para Sevilha.
E obrigado pela "mostra" de Viana.
Até breve
AB

Jacke Gense disse...

Puxa Zé... que orgulho de tempo..
Sei que mesmo que treinasse muito, jamais conseguiria uma performance como esta... isso já vem da genetica...
Mas adoro ler seus posts, contando suas conquistas...Estou ansiosa aguardando seu relato sobre sua maratona no proximo mês...

bjs

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Grande amigo corredor José, bom dia, cara meus parabéns por completar essa corrida em Viana do Castelo, otimo tempo que vc fez quando chegou nos 10km 36min e completou os 15km em 55min sensacional fez um ótimo tempo quando eu crescer vou querer fazer esse tempo hein...rssss
Ai em Portugal tem boas corridas e ótimas cidades para visitar também hein...
Alguém já lhe disse que vc é um guia turistico...Cara vc relatou tudo dessa corrida, falou das belezas da cidade de Viana e continuou na corrida PARABÉNS!!!
Desejo sucesso na sua proxima maratona a minha sera so em Junho deste ano aqui no RJ.
Atualizei o meu depois passa lá.
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
JORGE

António Almeida disse...

Carissímo José Capela

muitos parabéns pelo RP aos 10 kms.
Bom como sempre o relato da prova enriquecido como fotos muito bem escolhidas.
Continuação de bons treinos para Sevilha.

Jorge Cerqueira disse...

Olá amigo José, estou fazendo uma campanha em prol de um brasileiro que foi o único selecionado a representar o Brasil na Ultra Maratona de Arrow Head no Canadá o nome dele é MÁRCIO VILLAR da Equipe ACORUJA e será uma prova de 217 KM na neve puxando um trenó... A competição começa amanhã dia 4 Fev e termina na 4ª feira dia 6 fev 2008, visitem o blog ou orkut dele abaixo, não é vírus, pode confiar e deixe suas mensagens para ele, vamos ajudar:

ORKUT DO MÁRCIO
www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14839784373099929053

BLOG DO MÁRCIO
www.ultramaratonistamarciovillar.blogspot.com


Site da prova:
www.arrowheadultra.com

TODA NOSSA TORCIDA AO AMIGO MÁRCIO , QUE ELE CONSIGA MAIS ESSA VITÓRIA E QUE OS EMPRESÁRIOS OLHEM MAIS POR NOSSOS ATLETAS...

Um abraço
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com