segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Meia-Maratona de Ovar: Ensaio para a maratona.

Ovar engalanou-se mais uma vez para receber os cerca de 1.600 atletas que alinharam à partida da meia-maratona e os mais de 2.000 caminhantes da caminhada ecológica. Bem cedo já se sentia o clima de festa nas ruas da cidade, o colorido dos equipamentos de corrida dos inúmeros atletas misturava-se com o branco das t-shirts da multidão dos caminhantes, formando uma bela tonalidade capaz de rivalizar com os lindos azulejos dos monumentos locais.


O AFIS - Atletas Fim-de-Semana - está de parabéns por continuar ao fim de 19 anos, ininterruptamente, a organizar esta meia-maratona. Todos os atletas, desde os que lutam pela vitória até aos do pelotão, são unânimes em elogiar esta prova como sendo uma das suas preferidas, eu não fujo à regra, sendo da mais elementar justiça enaltecer o trabalho desenvolvido pelo AFIS, no atletismo e no fomento da prática desportiva.

A minha participação nesta meia-maratona, como é do conhecimento dos que acompanham as minhas crónicas, estava inserida no plano de preparação para a Maratona do Porto que se avizinha. Assim, o estipulado por mim era correr no ritmo que pretendo fazer a maratona. No final o meu cronómetro marcou o tempo de 1h27m06s, a uma média a rondar os 4m07s p/km., constituindo o meu último ensaio para a prova mítica do atletismo.

A maratona está à porta e muitas são as histórias que se contam em volta dela. Li um artigo na excelente revista brasileira sobre corrida, a O2, (http://revistao2.uol.com.br/) que resume muito do que eu penso acerca da prova rainha do atletismo, como tal vou partilhar com os meus leitores.


SETE MOTIVOS PARA CORRER UMA MARATONA

  1. O maratonista aprende a desenvolver metas e a organizar-se melhor.

  2. O treino longo pode ser uma positiva e construtiva forma de egoísmo. Naquele momento a pessoa aprende a fazer por ela mesma. Isso gera autoconfiança e segurança de saber que é capaz.
  3. Poder dizer "eu concluí". Não existe maior prazer que este. Na corrida, não importa se és o primeiro a chegar, se chegas no meio, ou se estás entre os últimos.
  4. Depois de uma maratona, tudo na vida fica menos complicado. Os problemas ganham proporções menores.
  5. É uma experiência de superação que pode ser levada para a vida profissional e pessoal.
  6. Treinar para fazer melhor é a mais saudável forma de competição.
  7. Muitas pessoas correm para relaxar da realidade; outras para provar a si mesmas que são capazes; e algumas para encontrar os próprios limites.
Motivem-se e treinem, mas nunca se esqueçam de escutar o corpo - no momento o meu vai-me dizendo que é preciso moderação!

2 comentários:

Jacke Gense disse...

Olá Zé!!
Qto tempo!
Como está?
vim aqui para te dizer que nossa matéria sobre blogs sai na revista Contra Relógio publicada aqui no Brasil!!!
Ficou bem bacana.
Eu irei scanear e te mandou pode ser??

Um super abraço da sua amiga brasileira!!!

Anónimo disse...

Começa a ser tempo de deixares de fazer as coisas por metade e passares a fazê-las por inteiro. Mas não desistas, pá.

Cândido