terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os desafios das pernas.


Cumpri 3 semanas de descanso activo. Reduzi o número de kms, abrandei o ritmo e ainda me dei ao luxo de contabilizar 2 dias de descanso efectivo. Portanto, treino sim, mas nada de séries, nem Fartlek, apenas rolar, umas vezes a trotes muito suaves, outras em corridas contínuas a ritmos moderados. Apenas e só nesta última semana é que fui gradualmente imprimindo ritmos mais fortes, para que o corpo não perca as rotinas de treino.

E agora, que desafios vão ter as pernas?

Para poder programar o treino dos próximos meses, elaborei um calendário de corrida para os próximos tempos.

MARÇO
- Dia 22 - Meia-Maratona de Lisboa

ABRIL
- Dia 05 - Meia-Maratona Cego do Maio, Póvoa de Varzim
- Dia 19 - Gold Marathon Carlos Lopes, Lisboa

MAIO
- Dia 10 - Meia-Maratona de Cortegaça
- Dia 24 - Meia-Maratona Douro Vinhateiro, Régua

JUNHO
- Dia 07 - Meia-Maratona de Matosinhos
- Dia 21 - Corrida das Festas da Cidade do Porto (15 km)

JULHO
- Grande Prémio de S. Pedro (10 km), Póvoa de Varzim

Inicialmente, tinha programado correr uma maratona na Primavera e no estrangeiro, mas a crise também chega à malta das corridas, daí ter optado pelo mercado nacional e ir experimentar a maratona do Carlos Lopes que, apesar de muitas incertezas e de receber sempre inúmeras críticas em termos de organização, continua a realizar-se. No entanto pude constatar que pelo menos tem um ponto positivo - o percurso - partir da Expo, correr junto ao Tejo, depois seguir pela marginal até Cascais, voltar até ao Casino do Estoril e aí terminar, parece-me de facto muito interessante!

Assim, a maratona devido à sua exigência em termos físicos merece sempre a minha melhor atenção. Aliás, iniciei esta semana a sua preparação e nas próximas 8 semanas será o foco do meu treino. Irei submeter as pernas a cerca de 900 kms - muitos treinos de corridas contínuas a vários ritmos, muitas séries de 800 metros e claro os inevitáveis treinos longos que variarão entre os 22 e os 28 kms. O objectivo para a 9ª maratona da minha carreira, é simples: bater o tempo que estabeleci em Outubro no Porto - 2h54m15s.

Se tudo correr dentro da normalidade, irei comemorar a minha 50ª presença em meias-maratonas, no magnífico cenário do Douro Vinhateiro, na Régua. Devido à magia do número, conto por essa altura estar em forma, colher os frutos da preparação da maratona e em condições para tentar melhorar a minha marca na distância: 1h18m47s.

Como podem verificar, não vão faltar corridas para alimentar a minha motivação! Os dados estão lançados, iremos ver como responderão as pernas a todos estes desafios!

15 comentários:

Mark V disse...

Olá José,

Se tudo correr bem faço-lhe companhia nessas provas todas à excepção da Maratona Carlos Lopes, dado que só enveredo pela prova raínha no final do ano!

Bons treinos e Boas Provas!

Abraço

joaquim adelino disse...

Amigo Capela.
Parabéns pela magnífica programação e os cuidados necessários a ter para a sua conclusão. É de gente sabida e experiente, tendo sempre na mira o objectivo comum, obtenção de recordes.
Pelo menos espero encontrá-lo na Meia Maratona de Lisboa, nem que seja pelo buraco da agulha.
Desejo-lhe boa sorte para o objectivo central a Maratona Carlos Lopes, que pelo traçado indicado, vai cativar certamente muita gente, se calhar até eu!
Um abraço.

António Almeida disse...

Caro Capela
tudo excelentemente planeado, que os desafios das pernas sejam vencidos com prazer.
Pena que de tantas provas em que vai participar não coincidam com aquelas em que estarei, a única seria a Maratona Carlos Lopes, que pensei fazer mas de momento está posta de parte, os meus treinos condicionados não vão dar para correr a distância.
Continuação de bons treinos,
António Almeida

MPaiva disse...

Capela,
Desejo-te uma boa preparação para o primeiro semestre competitivo do ano. Fruto da minha lesão irei ser muito discreto até Junho, altura em que espero estar recuperado a 100% para avançar com a preparação da Maratona do Porto, onde nos encontraremos certamente!
Entretanto constato que te falta aí uma prova: a corrida da Marginal entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Este ano a prova começa e acaba em Vuila do Conde, mesmo perto de minha casa!

abraço
MPaiva

simplifique disse...

Corridas definidas, treinamento planejado agora é só fritar os tênis no asfalto.
Bons treinos.

Unknown disse...

Vou fazer a Maratona Carlos Lopes, mas como prova, mas um teste para mim mesmo. Como sabes nunca fiz uma maratona, e neste quero saber como é. Não vou para tempos, apenas para acabar. Parabéns por a logística das tuas provas.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Meu amigo Capela, como tenho saudades de te ver (ver mesmo) como te vi nessa foto, mas lá, no local, a sentir o que tu sentias, emoções emprestadas...

Pois é meu amigo, a vida não é em espiral, há que fazer pausas, pois se assim não fosse, acabava-se por atingir o colapso total.

Tu sabes isso tudo.

Cuida de ti e pode ser que vá "aí acima" em breve (salvo seja) e quero ver-te em boa forma!

Um beijinho
Ana

Anónimo disse...

Força Capela.
com o período de descasnso, a sabedoria do corpo e essa maestria estratégica, aposto num novo recorde em Abril.
Abraço
AB - Tataruga

Anónimo disse...

Grande Capela es o mestre das corredidas treinos etc.. mas olha que eu estou a perna e nao vai faltar muito rsrsrsrsrs Aquele abraço

Manuel Mendes Team U.M V.S.C

João Paulo Meixedo disse...

Meia do Douro Vinhateiro em Maio? Eu fi-la em Outubro... Mudou, é engano ou há duas por ano?
Abraço.

Fernando P disse...

Bravo, uma planificação cuidada e bem pensada...
Boa sorte para tantos quilómetros.
Fernando P

Anónimo disse...

Olá Zé,

Que pena não vires até Roterdão, ficará para a próxima depois de passar a crise financeira. Como é costume vou assistir á grande festa no primeiro domingo de Abril mas sem a tua participação não é a mesma coisa.
Beijinhos dos teus sobrinhos Ruben e Lucas

Rui Pena disse...

Caro José Capelas,

Sou mais um seguidor do seu blog (e de outros companheiros). O meu comentário não é para comentar o facto de partilhar connosco as suas experiências (que muito valorizo), mas sim por causa de dúvidas/dificuldades que eu tenho sobre a inscrição na Maratona Carlos Lopes. Tenho procurado contactar a organização e não obtenho qualquer tipo de resposta. Pode ajudar-me? O meu contacto é ruipena@fisherwolf.com. Obrigado.

Flechinhas disse...

Substituirei a maratona de Lisboa pela do Porto, quanto às outras lá estarei para aquele cumprimento especial!

C/DS

Jorge Cerqueira disse...

Ufaaaaaaa fiquei até cansado em ler o seu relato...hehehe...
Meu amigo parabéns pelo descanso, pois descansar também é treino e desebo boa sorte para vc nos calendário registrado por vc, realmente vc disse uma coisa certa a crise nos pegou e nesse ano não vai dar para eu fazer provas fora é uma pena, vamos torcer para que esse cenário mude.

Boa semana e boas passadas.

JC
www.jmaratona.blogspot.com