segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Maratona do Porto: O treino já vai a meio...

A expressão "O tempo passa a correr!" é daquelas que faz todo o sentido quando aplicada a um atleta. Parece que ainda ontem comecei os treinos para a maratona e este domingo concluí um mês e meio de preparação, dos três que irei efectuar. No entretanto, houve ainda tempo para gozar umas curtas férias, apenas no que diz respeito ao trabalho, dado que a corrida é exigente e não dá descanso, com a agravante de quando se prepara uma maratona, 'esquecer-se' de treinar pode comprometer as aspirações de cada um. Assim, a linda paisagem da Costa Vicentina, na fronteira entre o Alentejo e o Algarve, Odeceixe foi testemunha de algumas dezenas de quilómetros que as minhas pernas percorreram, com o pôr-do-sol e o azul do oceano Atlântico como espectadores deslumbrantes.


Vista sobre as praias de Odeceixe e da Arrifana.

O primeiro mês de treino, conforme já aqui escrevi, ocupou-se da adapatação e criação de base de treino, de forma a entrar no segundo mês ou designado período fundamental, em boas condições físicas. Este período intermédio é aquele em que a carga de treino atinge o seu máximo em termos de quantidade. Nesta fase o principal objectivo é correr longas distâncias, para que o corpo pouco a pouco se habitue à maratona, ao mesmo tempo que se educa o organismo a consumir, preferencialmente, as suas reservas de gordura.

Na semana que acaba de terminar, contabilizei 105 km de treino, sendo aquela em que o número de quilómetros foi o mais elevado, realçando o treino longo deste domingo que chegou aos 33,5 km, cumprido em 2h30m. Nos restantes dias, às segundas, quartas e sextas, o treino é preenchido com corrida contínua em ritmo lento, durante 60, 70 e 45 minutos nos dias referidos. As terças e as quintas são dedicadas a sessões de séries, respectivamente a séries curtas e longas. O sábado é reservado para a corrida a ritmo progressivo, umas vezes de 40 minutos outras de 50.

O período fundamental vai terminar no dia 23 de Setembro, data em que participarei na Meia Maratona Sport Zone, com a particularidade de realizar-se num percurso ao longo do rio Douro, tanto do lado do Porto como de Vila Nova de Gaia, tendo pontos em comum com o trajecto da Maratona do Porto, o que além de ser interessante para a adaptação ao piso, será também um excelente momento para avaliar a condição física em que me encontro.

Quando nos entregamos a uma causa e o fazemos com prazer, o resultado é certamente muito mais eficaz, pelo que continuemos a correr e a sorrir, desta forma, mesmo quando o suor nos escorre pela face e o rosto exprime alguma fadiga, o nosso olhar nunca perderá o brilho!

Vale de Figueira. Eu e o Mariz, a pensar que tinhamos 28 km para correr!

Continuação de bons treinos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Sou jornalista brasileira e estou escrevendo uma matéria para a revista CONTRA RELÓGIO (dirigida a corrredores), sobre blogs de corredores. E gostaria de entrevistá-lo. Se puder, me mande um email ainda hoje (quinta, dia 13)(yara.achoa@uol.com.br), contando em rápidas linhas, sobre o seu blog, a partir das seguintes perguntinhas:

• Desde quando você tem o seu blog?
• Por que decidiu escrever sobre corrida? Para registrar suas performances, trocar experiências, publicar notícias?
• O que o blog já trouxe de bom pra você?
• Conseguiu melhorar sua performance em função de alguma dica ou de alguém que conheceu através do blog?
• Como você sente a repercussão de seu blog? Recebe muitos comentários?
• Conhece / lê frequentemente outros blogs de corrida?
• Conhece os blogs da Runners World? O que acha deles?
• Na sua opinião, o que um blog de corrida deve ter (em visual e conteúdo) para chamar a atenção de corredores?
Ah, se puder mandar uma fotinho bacana, em alta resolução, é bom também. Um abraço,
Yara (yara.achoa@uol.com.br)

Anónimo disse...

a bela praia de odeceixe....bela comemoraçao do meu aniversario la passei............uiiiiii.......tenho uma foto inspiradora nesse mm sitio....n tens mau gosto n senhor para ires buscar inspiraçao....bjinho, kiwi