terça-feira, 29 de dezembro de 2009

S. Silvestre do Porto: A última corrida de 2009.

No último domingo do ano realizou-se uma vez mais a S. Silvestre Cidade do Porto, prova que vai na 16ª edição e como já vem sendo hábito teve a excelente organização a cargo da Runporto.

A noite estava fria e a chuva, uma vez por outra, até deu alguns sinais durante a prova, mas só no final (pelo menos para mim) é que caiu com muita intensidade. Apesar de o tempo convidar a estar em casa à lareira, foram muitos os que se deslocaram à Invicta para a tradicional corrida de S. Silvestre e, também em número razoável, os portuenses saíram à rua para aplaudir os atletas.

As características do percurso, composto por duas voltas com subidas e descidas longas e a distância de 10 kms, não me são muito favoráveis, estou mais vocacionado para terreno plano e distâncias maiores, aliás é nesse sentido que os meus treinos são orientados. Assim, para a última corrida de 2009, o objectivo era finalizar com um tempo idêntico ao do ano anterior, 37m16s.

Como tive o privilégio de me atribuírem um dorsal VIP, deu tempo para fazer um óptimo aquecimento e colocar-me numa posição na grelha da partida que me permitiu sair sem problemas. No entanto, o arranque após o tiro da largada, foi de loucos, sem saber muito bem se fui empurrado ou puxado pelos atletas de elite, fiz o primeiro km em 3m16s!

Após este autêntico voo, procurei entrar no meu ritmo, mas não foi nada fácil, porque no km seguinte a subida era de respeito e depois de uns escassos metros planos na zona do Marquês, começa-se a descer pela Constituição até aos Aliados, umas vezes ligeiramente, outras acentuadamente, ora em paralelo, ora em alcatrão. Aos 5 kms e com uma volta completada, o meu cronómetro registou 17m55s! A segunda é mais difícil, pois a subida ainda é mais longa, começa na Rua Sá da Bandeira e só termina no Marquês, sem esquecer os 300 metros finais a subir e o natural desgaste que o esforço dispendido iria provocar, a manutenção daquele ritmo não seria de todo possível. Assim aconteceu, nos segundos 5 kms contabilizei mais 1m46s que nos primeiros, concluindo a corrida em 37m36s, cujo saldo foi um honroso 75º lugar na classificação geral, entre os 1.870 atletas que cortaram a meta.

Para quem gosta, terminar o ano a correr é sempre um enorme prazer!

Haja pernas para 2010!

14 comentários:

Mark V disse...

Ora viva Capela,

Boa prova num bonito cenário é a nossa S Silvestre do Porto!Os meus parabéns por este 2009 recheado de sucessos e que 2010 seja ainda melhor!

Abraço

joaquim adelino disse...

Parabéns amigo Capela.
Desejo um bom Ano de 2010 cheio de êxitos, familiares e desportivos e que póssamos partilhar as iniciativas que irão ocorrer certamente durante o Ano que aí vem.
Abraço.

Rui Pena disse...

Boas Capelas,


Parabéns pelos teus feitos... que continuarei a seguir em 2010.

Já agora, bom ano...

Rui

António Almeida disse...

Olá Capela
parabéns pelo teu ano desportivo, foi um prazer conhecer-te pessoalmente neste ano que agora termina.
Tudo de bom para ti em 2010 e "Hajam Pernas".
Grande abraço.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Um Feliz Ano Novo Zé!

Que haja a continuação de pernas rijas em 2010!

Tudo de bom para ti, e até um dia destes numa prova qualquer

Ana Pereira

Unknown disse...

Para os bons momentos, gratidão. Para os maus, esperança. Para cada dia, uma ilusão. E sempre, sempre, felicidade. É o que te desejo para 2010. Abraços Capela

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo José Capela, boa noite, que ano espetacular que vc teve hein amigo, muito boa a sua participação na S.Silvestre do Porto, vc disse que teve subidas longas e mesmo assim fizeste um belíssimo tempo Parabéns amigo mandou muito bem...Legal que aí também existe provas em alusão a São Silvestre, pois aqui no Brasil na cidade de São Paulo no dia 31.12.2009 teremos também a 85ª São Silvestre, quem um dia vc venha participar de uma edições aqui conosco no Brasil, fica aqui o convite.
Amigo desejo um Feliz Ano Novo repleto de realizações com bons Kms a percorrer e que DEUS vos abençoe.

Um forte abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Desde já desejo a vc e sua familia

Anónimo disse...

olá Amigo Capela
parabéns pela prestação,mais uma de elevado gabarito.
Força para 2010, com muita saúde e tudo o resto de BOM.
foi um enorme prazer conhecer pessoalmente na maratona Carlos Lopes.
Votos de boas corridas e ... pernas para que te quero ... a correr muito e bem em 2010.
abraço
AB - Tartaruga

MPaiva disse...

Capela,

Parabéns pela bela prova que fizeste e, acima de tudo, pelo magn+ifico ano atlético no qual conseguiste superar os teus records em todas as distâncias!

abraço e votos de um 2010 ainda melhor!
MPaiva

luis mota disse...

Olá Capela!
Infelizmente marcam duas grandes provas para o mesmo dia, Porto e Lisboa. Estaria nas duas mas este ano optei por participar em Lisboa.
Parabéns pela excelente época desportiva que realizas-te que culminou com o bom desempenho na invicta.
Votos do maior sucesso para ti e para o Taipas em 2010.
Grande abraço,
Luís mota

João Paulo Meixedo disse...

Uma bela prova, esta S. Silvestre. Provavelmente a minha prova de 10km preferida.
Um bom 2010, caro amigo; sem lesões.
Abraço,
JP

Duarte Gregório disse...

bom ano com muita saude, sucessos desportivos e pernas para que te quero
abraço

Anónimo disse...

Broer Zé,

Parabéns pelas excelentes marcas atingidas en 2009. Tenho a certeza que este ano nos vais surpreender de novo. Quem sabe aqui em Roterdão!

Beijocas,
Manuela

Avicor disse...

Olá sou do Brasil !
parabéns pelo blog muito bem organizado e informativo !!
Retribua a visita meu blog é : www.avicor.blogspot.com

Avicor (associação virtual de corredores)

www.avicor.blogspot.com

Segunda-feira, Janeiro