quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Objectivo 169 minutos e 59 segundos!

Está aí a Maratona do Porto!

Após 900 kms nas pernas, de treino específico durante as últimas 9 semanas, no próximo domingo vou estar na linha de partida para correr a minha 6ª maratona no Porto, tantas quantas as edições que o evento já conta. Conforme tinha prometido em Abril, aqui no blog, aquando da última maratona que corri em Lisboa, o objectivo para a do Porto seria baixar a fasquia das 2h50m. Assim, é com este tempo na mente que irei abordar a corrida.

O treino que fiz correu dentro do planeado e, salvo alguma contrariedade de última hora, posso afirmar com alguma segurança que estou em boa forma. No entanto, cada maratona tem a sua história. Assim aconteceu nas 9 que já corri, obviamente esta não irá fugir à regra. A meteorologia é um dos factores que não podemos controlar - vento, chuva, calor ou humidade podem comprometer os objectivos de qualquer atleta, seja ele de elite ou do pelotão. Se o S. Pedro abençoar as pernas com um tempo ameno e fresco, a empreitada fica dependente da boa ou má estratégia seguida durante a corrida. Sendo certo que, se a abordarmos acima das nossas possibilidades e de quanto efectivamente valemos no momento, iremos pagar a ousadia mais tarde, ou seja, lá para os 30/35 kms e todos os objectivos ficarão definitivamente comprometidos. A maratona não se corre apenas com as pernas, corre-se também com muita cabeça!

O percurso da maratona do Porto é enganador, não sendo dos mais difíceis, também não é tão fácil como pode parecer, sobretudo se nos fiarmos apenas nos primeiros 15 kms. Todos os que a correram sabem bem quanto custa correr no famoso paralelo do túnel da Ribeira e junto às palmeiras da Foz, sem esquecer o piso na zona do cais de Gaia que também não é muito macio.

Assim, depois de ponderar todos estes factores, a minha táctica para domingo é muito simples: rolar a 4 minutos/km, passar à meia-maratona com um tempo a rondar a 1h24m, ficando com uma margem de cerca de 1m40s para eventualmente perder na segunda parte da corrida e desta forma baixar os 170 minutos! Mas isto é a teoria, iremos ver como será na prática!

Nestes dias que antecedem a prova rainha do atletismo, povoa-me sempre a memória umas palavras que li num jornal acerca da maratona, que já as referi aqui a propósito desta mítica corrida, mas que nunca é demais recordar - "...mais que um acontecimento físico, a maratona é um duelo espiritual, a mais sedutora luta entre o homem e os deuses, em que os deuses são a distância, o tempo a alma...".

Haja pernas...haja alma!!!

10 comentários:

Mark V disse...

Olá Capela,

Se fosse hoje e a avaliar pelo vento íamos ter um dia difícil. Espero que o S. Pedro seja benevolente e não decida abençoar com chuva esta 6a edição que será a minha primeira.

Estou a ver que estás com a confiança necessária para atingir o teu objectivo e pelo que tenho visto acho que tens tudo para conseguir.
Como costumas dizer: Haja pernas!

Abraço

luis mota disse...

Olá Capela!
O trabalho dará os merecidos frutos.
Acredito que irás efectuar um bom resultado com ou sem ajuda do São Pedro.
Resto de uma boa semana e até Domingo.
Luís mota

joaquim adelino disse...

Boa sorte amigo e que os objectivos sejam conseguidos. Eu vou andar por lá e se me for possível num dos cruzamentos lá estarei para dar uma forcinha.
Abraço e até Domingo.

Anónimo disse...

Força Capela
voto nos 169m e ... 58 segundos :)
muita garra e realização nessa maratona, aí bem perto de casa.
um abraço.
AB - Tartaruga

António Almeida disse...

Olá Capela
uma boa maratona e que o objectivo seja atingido, acredito que sim.
Resto de boas semana com muitos hidratos à mistura e até domingo.
Abraço.

Anónimo disse...

Olá amigo!

Como sabes, este ano não vou estar nos 37 ou 38 Km para te acompanhar na recta final. No entanto, desejo-te uma execelente prova e que consigas os teus objectivos. Quanto a mim só peço que não se vão emboara e esperem por mim no final pois podes querer que eu apareço...

Francisco Cunha (NAT)

Anónimo disse...

Olá Zé,

Em forma sei bem que estás. Oxalá o tempo ajude. Boa sorte domingo!

Beijocas,

Manuela

Susana disse...

Olá Capela!
Passei para lhe desejar uma boa prova para Domingo. MUITA FORÇA!
Que corra tudo bem!
Cumprimentos meus

Duarte Gregório disse...

Boas,
Votos duma boa prova e que corra tudo dentro do programado. abraço e b-f-semana

João Paulo Meixedo disse...

este Ome é tolo!
900km faço eu em meio ano, masi coisa menos coisa
Até os comes, Capela.
Aqiuele abraço.