segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Meia-Maratona de Ovar: 'Intermezzo' para a maratona.

Neste domingo cumpri a 6ª. semana de treino para a Maratona do Porto. O treino programado para este dia contemplava a participação nos vinte anos da Meia-Maratona de Ovar. O ambiente era festivo e os atletas compareceram em massa demonstrando uma enorme admiração e simpatia por esta 'meia'. A organização esteve em bom plano e a manhã de sol que se fez sentir deu ainda mais brilho à prova.
.
Correr uma meia-maratona sem dar o meu máximo é coisa que não me permito muitas vezes, confesso que gosto sempre de dar o meu melhor, mas como o objectivo principal é estar nas melhores condições na maratona, a ordem era clara, muita calma e moderação nas pernas. Digamos que foi um 'intermezzo' para a grande 'ópera' do dia 26 de Outubro.

Deste modo até foi mais fácil entrar na 'festa' e ver um outro lado da corrida, que só é possível quando vamos descontraídos e nunca no limite. Cumprimentamos amigos, brincamos com os companheiros de estrada, saudamos o público, ajudamos os atletas em dificuldades, incentivamos os que vão na frente e ainda desfrutamos da paisagem. Desde o tiro de partida até à meta segui confortavelmente num ritmo estável entre 4'00"-4'05"/km, concluindo a prova com o tempo de 1h25m03s, a escassos 3 segundos do tempo exacto que tinha programado!

Mais importante do que o tempo obtido nesta 'meia', era a análise da resposta das pernas a um ritmo de certo modo idêntico ao que pretendo correr a maratona. E a resposta das pernas não podia ser melhor: estão bem e recomendam-se! O treino para a maratona ultrapassou já os 650 kms e vai atingir a sua carga mais elevada durante esta semana, depois entra numa fase de diminuição, que será gradual até ao grande dia.

Não sou um novato na maratona, como alguns sabem esta irá ser a minha 8ª, no entanto a maratona está revestida de uma aura mitológica que parece sempre que a vamos fazer pela primeira vez. No passado dia 28 de Setembro, Haile Gebrslassie consegui fixar o record do mundo, que já lhe pertencia, abaixo das 2h04m, mais propriamente, em 2h03m59s! Muitos consideram o mais fantástico feito da história do atletismo. A este propósito, António Simões, colunista d'A Bola escrevia no jornal a este respeito - "...mais do que um acontecimento físico a maratona é um duelo espiritual, a mais sedutora luta entre o homem e os deuses, em que os deuses são a distância, o tempo, a alma - e por esta razão é que os maratonistas são os homens mentalmente mais fortes do mundo..."

Viva a maratona!
E que as pernas se transcendam!

9 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Amigo Capela
Finalmente consegui cumprimentá-lo, tal como ao Luis Mota.
Foi um prazer e espero que da próxima, possamos ter tempo para tomar um cafezinho.
Grande abraço e parabéns ela Prova.

Fernando Andrade

Anónimo disse...

José Capela

agradeço a visita e as palavras lá nas "palavras de corredor".
Mais uma grande marca e um excelente relato, pode ser repetitivo mas é a realidade.
Continuação de bons treinos até ao Porto.
Viva pois a Maratona.

MPaiva disse...

Amigo Capela,
Pelo que vejo foi um belo treino! Com essa preparação e os resultados que temos visto nas últimas provas, estou em crer que estaremos com record em vista no Porto.
Força e lá nos encontraremos no dia 26!

Anónimo disse...

Amigo Capela tens uma força fisica e mental tremenda um dia gostava de chegar ao teu nivel um abraço até dia 26 o grande dia

Manuel mendes

Jorge Cerqueira disse...

Meu amigo José boa noite, me desculpe eu ter sumido daqui do seu blog é que o tempo tá curto. mais eu não esqueci do meu amigo. Obrigado pela vossas palavras de apoio a mim na maratona do Rio, tenho sim um carinho por esta meia pq foi ali que as portas se abriram para mim, ganhei saúde e maravilhoso(a)s amigo(a)s como vc, o meu melhor tempo na meia do Rio é de 1h 20min e quem sabe um dia eu abaixo esse tempo, acredito que esse ano não vai dar para abaixar o tempo pois eu estou vindo de lesão, estava com a panturrilha machucada e estava fazendo fisioterapia, graças a Deus não está mais doendo, e como não estava treinando perdi o condicionamento, mais vamos lá né. Será uma grande festa.
Que treino de luxo que vc fez na Meia de Ovar hein meu amigo parabéns fizeste um ótimo tempo e com certeza vc sim vai fazer uma ótima maratona amigão vou ficar na torcida por vc.
Olha o Carlos Lopes www.aminhacorrida.blogspot.com daí de Portugal, veio morar aqui no Rj e eu consegui uma inscrição para ele correr a Meia do Rio, nós vamos correr juntos.
Um abraço amigo e bom final de semana.
E haja pernas hein.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Nuno disse...

José capela

No dia 26 la estaremos na partida.
Ate lá bom descanso e bons treinos

Anónimo disse...

Olá Zé,

Boa sorte amanhã na maratona do Porto. Estou convencida que vais fazer um bom tempo na cidade invicta. Vou torcer por ti!

Beijinhos,

Manuela

Anónimo disse...

Amigo Capela

Parabéns pelo seu blog, visite também o portodelisboa.blogs.sapo.pt
A página do Artur Tomás paquete. Viva o Atletismo.

Anónimo disse...

CAPELA um muito obrigada pela ajuda que me deste es um atleta de meter inveja pela positiva claro obrigada

Manuel Mendes