
Atleta que se preze, não se desculpa com o mau tempo, para não correr! Claro que faço parte do grupo dos que, mesmo chovendo torrencialmente, calça as sapatilhas e se lança à estrada! Confesso até que sinto um enorme prazer em correr à chuva!
Neste mês de Abril estou em 'pousio' relativamente a provas. Não querendo dizer com isto que esteja a descansar. Antes pelo contrário, estou a treinar afincadamente com o intuito de estar em boa forma na 'maratona de corridas' que irei participar nos próximos meses. Recentemente, o professor Moniz Pereira, ' Senhor Atletismo' como tão merecidamente lhe chamam, disse acerca do treino - "Existem muitos métodos, mas todos tem de ter duas coisas essenciais: trabalho e alegria." Não sei se o trabalho que faço é o melhor, quanto à alegria dispensada no treino, essa está sempre garantida. Como curiosidade, deixo aqui genericamente o plano que tenho seguido, no qual resultam em termos médios 80 kms percorridos por semana, repartidos da seguinte forma:
- Segunda-feira: 60' de corrida contínua, ritmo lento de recuperação;
- Terça-feira: 60' de corrida contínua, ritmo de média intensidade;
- Quarta-feira: Aquecimento de 25', depois séries cuja distância varia semanalmente(8x800m - 2'50", 8x1000m - 3'40", 4x2000m - 7'35" e 8x500m - 1'45") , com intervalos de recuperação a trote de 1' e 1'30";

- Quinta-feira: 60' de corrida contínua, a ritmo lento de recuperação;
- Sexta-feira: 45' de corrida contínua, a ritmo lento de recuperação. (Quinzenalmente, descanso);
- Sábado: 50' de corrida contínua a ritmo progressivo, terminando o último km em ritmo de competição.
- Domingo: Treino longo de 15 km ou 20 km, ritmo vivo, últimos kms muito próximo do ritmo competitivo.

Em Junho o panorama não é muito diferente, a 8 a Meia-Maratona de Matosinhos, a 15 'corro em casa' os 10 km da Corrida das Caldas das Taipas e a 22 rumarei ao Porto para os 15 km da Corrida das Festas da Cidade. Terminando este ciclo de corridas na Póvoa de Varzim a 6 de Julho com os 10 km do Grande Prémio de S. Pedro.
Nestas 7 corridas o objectivo é melhorar as minhas marcas pessoais, tanto na distância da meia-maratona como nos 10 km. Os records existem para serem batidos, obviamente que não é fácil, mas é preciso tentar. Aliás, como eu não me canso de dizer e repetir - Pior que não cumprir os objectivos, é não os ter!
Haja pernas!!!