segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

50ª. Volta a Paranhos: A 'alma salgueirista' não morre!

O Sport Comércio e Salgueiros é talvez o clube mais popular da cidade do Porto. Segundo reza a sua história, foi fundado no longínquo ano de 1911, no tempo em que o futebol era jogado nas ruas pela miudagem de pé descalço e bola de trapos. Numa tarde de domingo desse ano, após assistirem a um jogo de futebol Porto-Benfica, um grupo de amigos tomados pela euforia do empolgante duelo entre águias e dragões, reuniu-se para fundar um clube que lhes permitisse desfrutar mais de perto a paixão do futebol. O que se julgava ser um impulso do momento foi a génese para que, por obra destes jovens apaixonados da bola, nascesse o Salgueiros, o mítico clube de Paranhos. Durante longos anos o 'velho salgueiral' como carinhosamente era tratado por simpatizantes e rivais, apesar de ser pequeno na sua dimensão, deixou um marca ímpar de tenacidade e espírio de luta no futebol português. A energia posta em campo pelos seus briosos atletas transformavam-no num gigante no confronto com os grandes clubes, ao ponto desta meritória atitude, dar origem à expressão: a 'alma salgueirista'! Um clube com esta história, não merecia que a incompetência de alguns dirigentes num passado recente, o levassem à ruptura financeira, delapidando o património e obrigando-o à extinção do futebol profissional. Nos dias de hoje, o Salgueiros mantém o futebol apenas nas camadas jovens, o pólo aquático, o andebol e atletismo, e com a humildade que lhe é tão característica teima em não se deixar morrer.

A Volta a Paranhos comemorou as 'bodas de ouro', é a segunda prova de atletismo mais antiga do país, apenas superada pela Estafeta Cascais-Lisboa, merecendo com toda a propriedade o nosso mais sonoro aplauso. Com as dificuldades e contrariedades que assolaram o clube nos últimos anos, estou em crer que se não fosse a verdadeira 'alma salguerista' do seu principal organizador, Silvestre Pereira, a Volta a Paranhos já há muito tinha desaparecido. Por tudo isto, foi inteiramente justo tanta gente associar-se à celebração desta simpática data e prestar homenagem ao Salgueiros por manter vivo este evento. Apesar de estar uma manhã fria e de nevoeiro, foi elevado o número de atletas que compareceu à partida, para através da corrida endereçar os merecidos parabéns ao popular clube portuense.

Aqueles que me acompanham, sabem que traço sempre objectivos para as provas que participo. Deste modo tento elevar a motivação nas corridas, de forma a superar eventuais quebras que possam surgir ao longo das mesmas. Obviamente que os objectivos definidos, terão de ser exigentes e realistas, se assim não for, em vez de alcançar a desejada motivação, poderia cair precisamente no contrário. No ano transacto, para estes mesmos 10 km de prova contabilizei o tempo de 37m34s, para esta edição coloquei a fasquia na faixa dos 37m00s-37m30s e foi com o espírito de atingir este propósito que iniciei a corrida. Como sempre, e devido à numerosa presença de atletas, que tornaram ainda mais apertada a zona da partida, logo que foi dado o tiro da largada, imprimi um ritmo mais forte e aproveitando a descida do primeiro quilómetro do trajecto, cruzei a placa que o assinalava com 3m30s. No segundo quilómetro já com uma ligeira subida e com o percurso a entrar numa rua plana, estabilizei o andamento nos 3m40s/km-3m45s/km e sem grandes oscilações fui engolindo os quilómetros, tanto a descer como a subir até ao final da prova. Nos derradeiros metros, motivado pelos aplausos do público que estava junto à meta, estiquei um pouco mais, terminando em sprint, com o cronómetro a registar o tempo de 37m12s. Fiquei agradado com o meu desempenho, após o fracasso da 'meia' da Nazaré este resultado foi um importante tónico para a minha motivação!

Apesar do frio da época e da quadra festiva que se avizinha convidarem mais a ficar em casa do que a sair para correr, não se acomodem e continuem a treinar - só treinando é que desfrutamos o prazer da corrida e fazemos com que esta seja também uma festa!

15 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Bem, Zé! Grande auto-controlo! Grande pinta!

Parabéns!

Andres Lopez disse...

Olá José!

Muito obrigado pelo post.

Quanto ao link, coloquei seu blog como favorito pois tem muita história boa de suas corridas, onde passo bastante tempo lendo e me inspirando. Gostei tanto que pretendo correr em Portugal e na Espanha na próxima vez que puder viajar a Europa!

Obrigado por me adicionar em seus favoritos!

Boas corridas!

Andres Lopez

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Ola amigo José, parabéns pelo seu relato nossa esse clube Paranhos é antigo mesmo hein, cara vc fez um ótimo tempo parabéns;
Atualizei o meu depois passa lá.
www.flogao.com.br/jmaratona
Um abraço,
JORGE

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu tempo.. ótimo! E que venha 2008 com muitos tempos iguais ou melhores!

Passei para deixar um Feliz Natal e ótimo ano novo..

Abraços

Marcos Sanches disse...

Olá José!
Obrigado pela mensagem! Desejo a você tambéum ótimo natal e um 2008 cheio de grandes corridas e amizades!

Abracos!
Marcos

Unknown disse...

Um Feliz Natal e que, 2008 seja um ano repleto de realizações.

um abraço,

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Grande amigo José, desejo a vc um Feliz Natal e um próspero Ano Novo e que em 2008 vc consiga realizar todos os seus sonhos.
Um abraço,
www.flogao.com.br/jmaratona
JORGE

TOTO disse...

Ola ;
parabens pelo seu blog;
gostei muito;
sin umas boas curridas;
obrigado de ter deixando umas das suas palabras no meu blog.
boa continuaccâo.
boas marathonas.

antonio

António Bento disse...

Força Companheiro Capela
em 2008 quero aplaudir esse recorde pessoal da maratona.
abraço, festas felizes eum super 2008.
ab

Lénia disse...

Boas festas!

E um grande ano 2008!

Bjos.

Andres Lopez disse...

Olá José!

Muito obrigado!

Boas festas para você e seus familiares.

Abraço!

Andres Lopez

Jacke Gense disse...

Nossa Zé...
Não consigo para de dizer que você corre muito... aqui no Brasil vc pegaria muitos pódios, com certeza!!!

Fica o convite de vc participar de uma prova aqui..rs

Olha.. me perdoe por até hj não ter encaminhado o revista... eu não esqueci viu....

mas em janeiro eu entro de férias do trabalho e ficará mais fácil.

de qualquer forma, você pode ver a matéria no site:
http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?www.blogdecorredores.com.br.181

Jacke Gense disse...

Zé!
Adorei a foto do papai noel..rss

bjao

Jacke Gense disse...

Zé, estou sentido falta dos seus posts!
Você está de férias? rsss

bjs

Regis..."amocorrer" disse...

unOla José, primeiro muito prazer sou o Regis de S.Paulo- Brasil, visitei seu blog, pois vi o endereço no blog da Nadais da Jacke, vc é fera gostei mto, de uma passada no meu blog tem várias novidade, segue um abraço do amigo Regis(vivendoecorrendo.blogspot.com/