segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Descobrir o prazer de...correr com o tempo que faz!

O outono chegou com um tempo bastante quente, mas a pouco e pouco começou a fazer a sua aparição, trazendo com ele as primeiras chuvas, as noites húmidas e as manhãs frias. Nestes últimos dias com as temperaturas a baixar muito, já se sente a proximidade do inverno.

Há muita gente que apenas faz exercício físico na primavera e no verão. Quando a folha começa a cair, ficam em casa a hibernar até à próxima época, preferindo o calor da lareira e o conforto do lar, a serem fustigados pelo tempo frio do parque. Obviamente, são opções respeitáveis. Mas também é bem verdade que é nesta altura que se consegue aferir os que verdadeiramente gostam da corrida. Aliás, os que já adoptaram a corrida como hábito de vida, costumam dizer a quem chega de novo, que só depois de sentirem na pele as agruras do inverno é que se podem considerar elementos da 'tribo'. Congratulo-me porque todos os anos tem 'sobrevivido' sempre mais um, contribuindo deste modo para que o nosso 'pelotão' seja cada vez maior!

Nunca fui adepto de ir para o ginásio correr na passadeira rolante. Sempre associei a corrida ao ar livre, assim correr ao sol ou à chuva, no frio ou no calor, de noite ou de dia, é desfrutar de um intercâmbio entre o ser humano e o que a natureza tem para nos oferecer a cada momento. Independentemente do tempo que possa fazer, correr é liberdade e prazer, jamais um sacrifício ou uma obrigação!

Como referi no último post, iria entrar num período de recuperação, dado que a Meia-Maratona da Nazaré deu-me indicações precisas sobre ser necessário abrandar o ritmo. Após alguns dias de descanso efectivo, recomecei os treinos com corridas suaves e mantendo esta actividade de relaxamento durante quinze dias. Agora irei aumentar um pouco a carga, mas sem estar preocupado com grandes resultados e é com este espírito que vou participar no dia 8 de Dezembro, naquela que é a mais antiga prova realizada em Portugal - a Volta a Paranhos, que este ano comemora a 50ª. edição. Evidentemente, eu não poderia deixar de estar presente nesta autêntica festa do atletismo.

Não se desculpem com o tempo, façam o favor de correr!

7 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá José muito legal esse post e as fotos já diz tudo e estou com vc, correr ao ar livre é bem melhor que correr na esteira, para mim corrida na esteira só quando faço avaliação anualmente e é um tédio correr na esteira eu desejo sucesso para vc amigão na Volta de Paranhos no dia 08 dez.
Atualizei o meu Blog, depois passa lá.

www.jmaratona.blogspot.com

Um abraço e bons treinos

JORGE

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo José boa tarde é com imenso prazer que estou vindo aqui para agradecer a sua msg e por ter me dado palavras de forças, muito obrigado e com certeza seguirei as suas dicas.
Desejo sucesso também para ti amigão.
Valeu...

www.jmaratona.blogspot.com

JORGE

Unknown disse...

Primeiramente obrigada por visitar o meu blog. É sempre muito bom poder dividir nossas experiências com mais e mais pessoas. Adorei essa sua matéria e estou totalmente de acordo em correr ao ar livre, pois a sensação de liberdade e e de poder correr, correr, correr sem rumo realmente não tem igual. Já corri muito em esteira, mas apenas em período de recuperação...

Ah, add o seu blog no meu blog na parte de vale a pena visitar....

Abraços e ótimas provas!

António Bento disse...

Olá José Capela
Revejo-me inteiramente nas suas palavras. Correr é ao ar livre. E há poucas sensações como a de iniciar um treino a tiritar, noite cerrada ainda, os pulmões a queimar com o ar frio que entra e terminar cheio de vida, quente e pronto para um duchee para um novo dia sublimes.
Em ginásio ou em casa, num tapete rolante, também me sinto preso (mas atenção: é muito melhor que não correr, para quem adere ao tapete).
Boa recuperação e boascorridas
ab

Nacatko, Inc disse...

José,
você é um dos meus... também sou a favor de correr ao ar livre.

Desejo a você uma excelente prova na Volta de Paranhos.

Abraços,
Wladimir Azevedo (Vou e Volto Correndo)

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo Joé obrigado pela força no meu blog, cara essa volta da pampulha neste final de semana foi fantástico como vc viu no meu blog foi ótimo conhecer vários amigos que eram virtuais e agora se tornaram reais e quem sabe vc um dia também não se torna real.
É isso aí amigão.
Boas corridas para ti também...
Boa semana.
Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
RIO DE JANEIRO

Jacke Gense disse...

Bom dia Zé!
Eu adoro seus textos.. são sempre excelentes!
Olha, eu confesso à você que eu também já me considero da "tribo"! Acho que até gosto mais de correr no inverno do que no verão, pois somos menos castigados e consigo um rendimento melhor.

Bons treinos para você...

bjs

Jacke