segunda-feira, 17 de maio de 2010

4º Grande Prémio da Marginal

CITAÇÃO:
"Isto é uma corrida de solidariedade!"

CURIOSIDADE:
O Grande Prémio da Marginal é uma corrida disputada entre as margens da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, alternando anualmente a partida e chegada em cada uma das cidades. O evento, que além da prova de atletismo, conta ainda com uma caminhada e, este ano, foi também introduzido um passeio de bicicleta, para reunir o maior número de pessoas, afim de angariar fundos com as respectivas inscrições para a Associação Portuguesa de Paramiloidose. A paramiloidose é mais conhecida por doença dos "pezinhos", devido aos primeiros sintomas serem um constante formigueiro nos pés e aliado a uma perda de sensibilidade ao frio e calor. Esta doença é hereditária, crónica e progressiva e tem uma enorme incidência nas populações de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

ARQUIVO:
Este ano disputava-se a 4ª edição e eu tinha participado nas duas primeiras.
Assim,
2007 - 36m38s
2008 - 35m51s

RESENHA:
As corridas de 10 kms não são as minhas favoritas. Gosto de distâncias maiores, pois dão-me mais gozo por não acabarem tão depressa! Atendendo ao meu momento actual de forma e à rapidez do percurso, tinha como objectivo fazer a prova pelos 36 minutos, dividindo em 18 minutos cada 5 kms. Infelizmente, não esteve tanta gente como em anteriores edições pelo que a partida foi feita sem qualquer problema. Este ano a partida e chegada eram na Póvoa, logo os primeiros 5 kms em direcção a Vila do Conde foram corridas com a preciosa ajuda do vento a favor, tendo contabilizado no retorno o tempo de 17m48s. Obviamente, no regresso com o vento contra e o natural desgaste da corrida não foi possível manter o mesmo ritmo e os segundos 5 kms sofreram uma quebra registando um tempo de 18m16s.

ARITMÉTICA:
Completei a corrida com o tempo final de 36m04s, sendo o 13º classificado na geral entre os 436 atletas que terminaram a prova; no escalão M45, quedei-me apenas pelo 5º lugar entre os 75 participantes. Os veteranos estiveram em grande! Destaco também a participação do meu clube, N.A.TAIPAS, com 33 atletas, que obteve o 2º lugar colectivamente entre as 35 equipas inscritas.

O MELHOR:
O magnífico percurso onde se desenrola a corrida, sempre com o mar ali ao lado!

O PIOR:
A fraca adesão dos atletas do pelotão. Pela causa, esta corrida merecia um número muito mais elevado de participantes. Talvez se a organização seguisse o exemplo de algumas corridas com fins idênticos que se realizam no Porto, de associar uma marca desportiva ao evento conseguisse atrair mais atletas e consequentemente mais fundos para tão nobre causa.

RETRATO:

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zé,

Uma corrida aliada a tão boa causa merecia sem duvida mais participantes. Bom tu estiveste lá e atingiste como sempre um boa marca!
Beijokas,

Manuela

MPaiva disse...

migAmigo Capela,

Estiveste mais uma vez em grande nesta prova corrida na minha terra. Este ano não pude estar presente pois, como bem sabes, estive com os amigos dos Cyberunners na Costa da Caparica.
Gostei de ler a tua apreciação sobre a minha "pista de treinos" ao fimd e semana. É mesmo bonito, não é????

abraço
MPaiva

joaquim adelino disse...

Olá amigo Capela, deixo-lhe aqui uma saudação pelo empenho nessa causa a bem dos outros, é sempre um bonito gesto e é bom que falemos destes problemas pois a nossa voz chega a muitos companheiros da corrida e assim pode vir a criar-se no futuro um movimento que atraia mais participantes a essa corrida.
Parabéns pela sua prova e pelos bons resultados conseguidos.
No próximo Sábado vou almoçar aí em Guimarâes, logo à saída da Auto Estrada, fica convidado.
Um abraço.