quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Porto de honra, Porto de encontro.



No passado domingo nas margens do Douro, e no palco de grande parte do percurso da Maratona do Porto do próximo dia 8 de Novembro, realizou-se a Meia-Maratona SportZone. Para a 3ª edição desta corrida a organização, e na linha dos anos anteriores, contratou uma verdadeira legião de estrelas africanas, onde se destacava o recordista mundial da maratona e talvez o melhor altleta de fundo de todos os tempos, o campeoníssimo Haile Grebrselassie!
O Haile não deixou ficar os créditos por pernas alheias e venceu a corrida com o fantástico tempo de 1h04s, apesar do vento que se fez sentir.

Cheguei cedo ao local da partida e como a prova só começou meia hora mais tarde devido à transmissão televisiva, deu para cumprimentar e conversar com amigos, julgava até que iria fazer um aquecimento adequado, mas como estava uma multidão, fiz apenas o aquecimento possível para estar em boa posição na largada. Deste modo, fiquei com a elite um palmo à frente dos meus olhos!

A pessoa escolhida para dar a partida foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Todos lhe reconhecem a contundente ironia das suas intervenções, mas desta vez ele apurou ainda mais o seu sarcasmo - na semana em que os dragões decidiram extinguir o atletismo do clube, o presidente do F.C. do Porto dava o tiro de partida numa corrida!

Como escrevi por aqui, esta 'meia' era para dar o máximo. Para alcançar um tempo a rondar o meu record na distância teria de correr a um ritmo de 3m40s/km, ou seja 18m15s cada 5 km. Foi com este pressuposto que iniciei a corrida.

Assim, os primeiros 5 km foram dobrados com 17m59s, aos 10 km com 36m22s, aos 15 km com 54m48s e os 20 km com 1h13m04s, finalizando a prova com 1h17m16s, a escassos 6 segundos do meu record pessoal!

Fiquei um boacadinho desapontado, mas rapidamente me passou, afinal de contas obtive um resultado muito honroso, terminando na classificação geral em 72º lugar, entre os 1415 atletas que concluíram a prova e no meu escalão fui 4º classificado.

Após 6 semanas de treino específico para a maratona e 650 kms nas pernas, o importante foi verificar a forma como obtive este tempo, contornando com alguma facilidade as dificuldades impostas pelo vento, sempre com uma cadência média dentro do planeado, correndo com bastante frescura e acabando a prova sem grande esforço dispendido.

Da parte da tarde participei com muito agrado no II Meeting Blogger, onde num restaurante de V.N. de Gaia com excelente vista para o rio Douro, reuniram-se 40 pessoas, entre elas 17 autores de blogs, de vários pontos do país. Quando me lancei na aventura da corrida estava longe de imaginar as pessoas que iria conhecer através deste desporto. Quando decidi escrever sobre corrida e ter um blog nunca me passou pela cabeça os amigos que iria fazer!

Entre as linhas de meta e as linhas da blogosfera vão-se construindo amizades, num feliz encontro entre as pernas e as palavras!

Bons treinos...boa escrita!

10 comentários:

BritoRunner disse...

No dia 8 lá estaremos, mas para correr a distância dupla.

Até lá bons treinos
JCBrito

joaquim adelino disse...

Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, ou mais concretamente falando, já que em Lisboa na Maratona de Dezembro do ano passado o tinha reconhecido e ainda tive tempo de o incentivar naquela ponta final interminável.
Depois de passado este "Porto de Encontro", como muito bem refere, outros se vão seguir e pelo que já tomei conhecimento o testemunho já está muito bem entregue.
Lisboa não é só a 2ª Circular e Sintra é logo ali ao Lado.
Um abraço.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá Zé

Gostei muito de te ver, e é de facto "engraçado" o que um simples blogue nos pode dar...Bendita a hora em que o criaste.

Um grande beijinho para ti e continuação da boa preparação para a Maratona

até ao Porto de novo

Ana Pereira

Mark V disse...

Olá Capela

Obrigado por mais umas dicas preciosas e parabéns por mais esta prova embora tenhas ficado a 6 segundos do teu record . Como disseste e muito bem essas pernas parecem um autêntico relógio suiço tal a regularidade com que nos brindas prova após prova!

Dia 8 lá estaremos !

Abraço

António Almeida disse...

Olá Capela
foi um prazer conhecer-te pessoalmente...finalmente.
Acompanho com muito interesse este espaço acho que desde o seu "nascimento", agora com redobrado interesse.
Parabéns pela prova e continuação de bons treinos.
Até à Invicta...
Abraço.

MPaiva disse...

Capela,

Parabéns pela bela prova que fizeste é pelo excelente resultado final na classificação geral e, principalmente, no teu escalão etário.
Essa forma faz adivinhar um grande desempenho na Maratona do Porto! Conto estar lá e chegar a tempo para aplaudir a tua subida ao podium!

abraço
MPaiva

João Paulo Meixedo disse...

Vais voar na Maratona.
Estás mesmo em grande.
Um abraço.

luis mota disse...

Olá Capela!
Mais uma prova com excelente desempenho. Parabéns!
Foi um prazer conversar e trocar algumas impressões contigo durante o almoço.
Faço votos que dia 8 consigas atingir os teus objectivos na prova rainha.
Grande abraço,
Luís mota

Anónimo disse...

Zé,

Como vês o mundo não tem fronteiras... e as tuas pernas também parecem não ter!
Vou fazer figas no dia 8. Boa sorte!

Tua irmã
Manuela

Hugo Bastos disse...

adoro este blogue...é uma motivaçao para obter melhores resultados...bons treinos