terça-feira, 26 de maio de 2009

Meia-Maratona Douro Vinhateiro: Até ao lavar dos cestos...

A região do Douro é classificada pela Unesco como património paisagístico da Humanidade. Na verdade, este título que lhe foi atribuído, não é mais que o reconhecimento de uma paisagem ímpar que deslumbra o olhar de todos quantos a visitam.

Uma meia-maratona corrida ao longo da margem do rio, com partida sobre a barragem de Bagaúste e com chegada à cidade da Régua, em plena avenida do Douro, só podia conquistar a simpatia e a adesão dos atletas do pelotão. Para dar competitividade à prova a organização distribuía, pelos melhores, prémios monetários bastante atraentes e para abrilhantar a festa, promoveu um caminhada de 6 kms. Como se isto não bastasse, todos os participantes que concluíssem a corrida ou a caminhada habilitavam-se ao sorteio de um automóvel.

Com todos estes ingredientes na lista a Régua foi invadida por 7.000 pessoas que responderam afirmativamente ao slogan do evento - 'A correr ou a caminhar eu vou lá estar!'

Apesar de só terem decorrido 15 dias após a maratona Carlos Lopes, eu não podia deixar de responder a este magnífico apelo. Obviamente que não ia (nem devia) exigir que as minhas pernas tivessem disponibilidade para lutar por um novo record, mas estava empenhado em obter um bom resultado. Assim, o objectivo era começar com alguma moderação e depois com o desenrolar da corrida seguir um ritmo que me permitisse alcançar um tempo final a rondar a 1h20m.

A partida foi dada e rumamos no sentido de Armamar, ou seja, contra a corrente do rio. Logo no primeiro km a meu lado já estava o André Guedes, acompanhante do blog, com quem tinha travado conhecimento em Mirandela, aquando do Nacional de Estrada. Após uma breve troca de palavras resolvemos fazer a corrida juntos, já que o tempo apontado por ambos coincidia. Mais um km e um companheiro de equipa, Carlos Justo, bem como outro atleta que desconheço, formamos um quarteto que foi engolindo os kms e ultrapassando outros atletas. Eu ia controlando o ritmo entre 3m42s-3m46s/km e o André, como é da zona e estava habituado a treinar naquela estrada, dava preciosas indicações da elevação e declive do terreno.

Por volta dos 7 kms na outra margem do Douro passou o comboio, apitando como se anunciasse que estava na hora da inversão de marcha e de correr no sentido da corrente do rio. Por ironia, os kms até à barragem são ligeiramente a subir, caso para dizer que a corrente do rio não ajudou muito, no entanto o grupo não se deixou abater, nem abrandou o ritmo. Após nova passagem em frente à barragem e com 14 kms corridos, as pernas recebem uma pequena benção do terreno que desce suavemente durante 3 kms. Mas, como ouvi recentemente dizer, "o único sítio onde sucesso vem primeiro que trabalho é no dicionário" - a ponte que vislumbrávamos lá adiante e acima dos nossos olhos ia-se aproximando, e quanto mais próximos dela estávamos, maior era a inclinação da estrada. O ritmo caiu um bocadinho, mas a vontade não esmoreceu!

O quarteto desmembrou-se e surgiram dois atletas vindos de trás que nos ultrapassaram na descida da estação. Como estava com força respondi a este ataque e tomei a dianteira forçando ainda mais o ritmo, todos ficaram para trás e nos duzentos metros finais que são ligeiramente a subir ainda me dei ao luxo ultrapassar alguns atletas. Dei por mim a pensar que gosto de competição e que as minhas pernas não contradizem esta minha teimosia!


Um excelente resultado, numa meia-maratona que tem um percurso maravilhoso, que as pernas adoraram e a todos recomendam.

12 comentários:

Mark V disse...

Viva Capela,

Uma prova de nível tendo em conta que há 15 dias fizeste a "Carlos Lopes"! Parabéns e um abraço!

Mark

Anónimo disse...

Parabéns Amigo Capela
que grande tempo
prova de que afinal é uns dias depois da maratona que o corpo melhor está preparado, com o abrandar no ritmo de treinos o pico de performance ainda permanece uns tmepos.
a prova deve ser linda, com essa paisagem.
exclenete descrição.
abraço e bons treinos, boa recuperação
ab - tartaruga

joaquim adelino disse...

Olá amigo Capela.
parabéns pela excelente prova que realizou e também pela boa condição física que apresenta.
Foi uma boa marca a assegurar um final de época em grande.
Abraço.

LuisCosta disse...

Os meus Parabéns por esse tempo espectacular!!!

Ao que parece uma prova bonita!É o que se quer!
Um grande abraço e bons treinos/provas!!ehehe

Luis Costa

BritoRunner disse...

Excelente relato Capela.

Um destes anos ainda ai vou correr essa meia...

Boa recuperação.

JCBrito

Fernando Andrade. disse...

Grande Capela!!
Parabéns!
Olhe que 1,19 para quem não tencionava "puxar pelo cabedal" é obra!
Também ando a querer participar um dia no Douro Vinhateiro, mas ainda não calhou. Sei, no entanto, que tem uma excelente organização e que tem sabido promover muito bem a Prova .
Grande Abraço.
FA

MPaiva disse...

Capela,

Muitos parabéns pela prova e pelo excelente resultado conseguido, poucos dias depois da Maratona! Nesse relato só faltou referir a tua aparição em rande plano da reportagem que a RTP divulgou em vários telejornais!

abraço
MPaiva

Anónimo disse...

Viva Zé,

Puxa estás mesmo em forma! Belo tempo para quem há 2 semanas correu a Carlos Lopes.
Ao fim de prova bebeste um cálice do precioso Porto?

Beijoca,
Manuela (irmã babada)

Ricardo Hoffmann disse...

Que beleza de lugar! Tenho conhecido muita coisa boa de além mar através dos blogs dos amigos portugueses. Muito bom seu tempo! Parabéns

Anónimo disse...

Grande Capela a tua sorte desta vez é que eu nao fui rsrsrsrs estou a brincar um abraço

Manuel Mendes V.S.C

Unknown disse...

Capela

Os meus parabéns, tal como o Luis Mota, vcs são uns devoradores do alcatrão.

Paulo Costa disse...

Parabéns e obrigado a todos os que em quatro anos fizeram desta prova, A MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO!

A Organização, consciente das melhorias a introduzir, apresentará na 5ª MEIA MARATONA DO DOURO VINHATEIRO, em Maio de 2010, muitas novidades, a saber:
- Novos métodos de controlo de tempos;
- Transporte, até ao local de partida, em comboio;
- Transmissão em Directo da RTP;
- Festa da Vinha e do Vinho durante o fim-de-semana do evento;
- Programas especias para grupos;
- Equipas de Relações Públicas para recepção e informação a todos os participantes;
- Continuará a haver abastecimentos com Vinho do Porto, mas agora com muita animação.

Vai ser uma enorme festa do Douro, Património Mundial da Humanidade e considerado o 7º Melhor destino do Mundo pela National Geographic.

ESPERAMOS POR SI!

A Correr ou a Caminhar, Eu Vou Lá Estar!

www.meiamaratonadouro.com

Saudações Desportivas,
Paulo Costa
Organização