quarta-feira, 25 de junho de 2008

Corrida das Festas da Cidade do Porto.

A cidade do Porto comemorou por estes dias o S. João. Numa festa em que o povo sai alegremente à rua, obviamente não poderia deixar de ter no seu programa uma corrida de atletismo, para acentuar ainda mais o verdadeiro espírito popular da quadra.

Como a organização da prova, uma vez mais ficou a cargo da Runporto havia a garantia, desde logo, que a qualidade estava assegurada. Assim, na manhã do passado domingo, que começou com nebelina mas acabou ensolarada, estiveram na Foz 1.500 atletas que se lançaram na corrida dos 15 Km e 5.000 para correrem ou caminharem 5 km na marginal, tendo como pano de fundo a magnífica paisagem do mar e do rio Douro.

Era o terceiro domingo consecutivo que competia. No entanto, sentia-me melhor do que na semana anterior. Recuperar de uma 'meia' para uma corrida de 10 km é mais difícil que desta distância para uma corrida de 15 km. A importância de escutarmos os sinais do corpo ganha relevância à medida que a nossa experiência aumenta. Como o percurso era bastante bom, não fossem as duas passagens no paralelo junto à Foz do Douro que provocam sempre alguns estragos nas pernas dos atletas, diria que era óptimo, o objectivo era concluir a prova entre os 55 e 56 minutos.

Apesar do elevado número de atletas não houve muitos problemas na partida, porque esta é feita na ampla Avenida Brasil. Cumpri o primeiro km em 3m37s, dentro da normalidade mas a estratégia era estabilizar dentro dos 3m42s/km. Na passagem dos 5 km ia integrado num grupo de oito elementos, onde a experiente Fátima Silva marcava o ritmo e o meu cronómetro assinalou 18m24s, ligeiramente abaixo da média estipulada. Ao km 6, estava apenas eu, a Fátima e outro atleta, mas assim que passei o km 7, correndo abaixo dos 3m40s/Km, decidi não os acompanhar e retomar o meu ritmo. Segui sozinho na corrida, com a minha cadência fixada nos 3m42s-3m43s/km, fui dobrando alguns atletas que iam em perda e no retorno onde estava instalada a placa dos 10 km, o meu tempo era de 36m44s. Estava no ritmo certo para chegar dentro do objectivo traçado e ainda tinha um pequena margem de erro. O último terço do percurso foi o mais difícil, um ligeiro vento fez-se sentir e o famoso paralelo da Foz nesta fase da corrida sente-se bem mais do que na primeira passagem e, claro, a frescura também já não é a mesma dos primeiros kms. Assim, o meu ritmo baixou para os 3m47s-3m48s/km, cortando a meta com o tempo de 55m44s, 58º lugar na classificação geral entre 1.336 atletas que acabaram a prova.
Bem bom! Objectivo cumprido! Com a bênção do S. João as pernas fizeram o pequeno milagre de continuarem ligeiras!

O ciclo de corridas iniciado em Maio, vai ter agora um fim-de-semana de interregno, mas no próximo dia 6 de Julho, calçarei novamente as sapatilhas de competição para os 10 km do Grande Prémio de S. Pedro na Póvoa de Varzim. Vamos ver se também este santo ajuda as pernas a continuarem em estado de graça!

12 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Estas voando baixo! Parabéns!

Unknown disse...

Parabens pela prova.. bons treinos

MPaiva disse...

Grande forma! Pode ser que eu um dia te consiga apanhar :-)

Anónimo disse...

Ó mei rico S.João...
Boa prova Zé! Vais parar uma semana? Não acredito.

Beijocas,

Nela

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Grande marca Zé!!! Até voavas!

Agora percebo porque quando me cruzei contigo, nem houve um fôlego para um "...oi..."

Beijinho Zé!

Ana Pereira

Jacke Gense disse...

Grande Zé,... sempre voando...
Parabéns... adoro seu cantinho... embora muitas vezes não comente, sempre estou por aqui,..

bjs

Ricardo Hoffmann disse...

Meu amigo, deu tudo certo na estréia! Obrigado pela força!

Jaqueline Araujo disse...

Já fazia um tempão que não postava e hoje voltei! Queria pefir para vc marcar presença lá!!
Teu Blog tá super!
Beijos

António Almeida disse...

Caro Capela

os meus parabéns pelo excelente tempo no Porto, que domingo que vem as pernas continuem esse bom estado de graça.

Marcos Sanches disse...

WOW, muito bom, parabéns!!! Fiquei com vontade de correr essa também! Abraços!

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Meu amigo José boa noite como disseram os amigos. Meus parabéns por mais um desafio completado e fizeste um belo tempo é isso ae. Um abraço meu amigo e fique na paz.
Aqui no RJ também no mes passado e neste mes também está sendo muito comemorado o dia de São João e inclusive com várias corridas.
Boas passadas
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Eric Blair disse...

Pena não ter descoberto este blog há mais tempo. É raro encontrar texto tão bem redigido nas páginas e blog pessoais relacionados com atletismo. Também estive na prova, mas bem cá para trás. Quedei-me pela hora e 13, o que me deixou muito feliz, pois tirei 10 minutos ao tempo de ano passado.
Voltarei.